Revista

Revista Gebio – Edição nº8

A revista de controle biológico Gebio tem uma nova seção: ENTOMOFAGIA. Para quem não está familiarizado com o termo, entomofagia (do grego entomon = inseto e fagein = comer) é o consumo de insetos (e outros artrópodos) pelos humanos como fonte alimentar. Mas essa seção não foge do assunto controle biológico? Em nada, pois controle biológico nada mais é do que um ser vivo controlando outro ser vivo. Mas dessa vez os “vilões” somos nós!
Na seção CAMPO GRAVENA, o Prof. Santin Gravena trata de uma forma técnico-científica sobre duas larvas minadoras, a que ataca os citros e do cafeeiro, ambas importantes pragas na agricultura.
A Profa. Darclet trata da polinização e dos polinizadores da jurubeba, na seção PÓLEN, popular alimento no Brasil, especialmente entre os mineiros.
E na seção CAMPO, o manejo da broca-da-cana em canaviais é discutido de uma forma bem detalhada por mim para facilitar a tomada de decisão. Esse texto reúne a minha experiência de consultoria em mais de 100 Usinas do Paraná ao Pará em mais de uma década de intensa atividade.
O controle biológico vem superando o químico em alguns segmentos. Os bionematicidas já superaram o uso de nematicidas químicos na cana-de-açúcar e os biofungicidas de solo devem seguir o mesmo caminho por volta de 2025. Cada vez mais a revista de controle biológico Gebio se faz necessária para o agricultor, trazendo informações atuais e testadas em campo. Que essa edição seja proveitosa para todos!

Alexandre de Sene Pinto
Editor